G20 no Rio de Janeiro
Como medida de segurança e para facilitar o trânsito na Cidade, a Prefeitura do Rio decretou feriado em 18 e 19 de novembro.
O encontro da cúpula dos chefes de Estado do G20 aconteceu no Rio de Janeiro em novembro de 2024, participaram as 20 maiores potências econômicas mundiais e mais 10 nações convidadas.
O Museu de Arte Moderna (MAM) foi o local dos encontros dos Chefes de Estado, o Comitê de Imprensa ficará instalado no Vivo Rio e os escritórios de apoio para as delegações na Marina da Glória, tudo no Parque do Flamengo.
Já a agenda da Sociedade Civil ocupou o Museu do Amanhã e os armazéns na Zona Portuária, com debates com temas como meio ambiente, juventude e desenvolvimento sustentável, dos quais sairam sugestões para os Chefes de Estado.
Também aconteceram recepções e eventos no Palácio do Itamaraty, no Centro, e na Casa Firjan, em Botafogo e no Forte de Copacabana
Durante esse ano, o Brasil recebe a presidência rotativa do G20.
O melhor lugar para ficar hospedado é sempre Copacabana, Ipanema e Leblon
O que é G20?
O G20, grupo criado em 1999, é formado por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e pela União Europeia (UE).
A realização da cúpula marca o retorno dos grandes eventos internacionais ao Rio de Janeiro, que foi palco dos Jogos Olímpicos de 2016, da final da Copa do Mundo de 2014, da Conferência Rio 92 e Rio+20.