Como foi a 29ª Parada do orgulho LGBTI+ em Copacabana
A 29ª Parada do orgulho LGBTI+ em Copacabana, aconteceu em 24 de novembro de 2024, em um domingo ensolarado, com o tema “Somar para fortalecer nosso direitos”. A Parada contou com 10 trios elétricos, apresentações da cantora Duda Beat e o cantor e ator Diego Martins, Nick Cruz, Thais Macedo entre outros.
Valéria Barcellos mais uma vez ficou encarregada de cantar nosso Hino Nacional, que até 2020 foi responsabilidade da eterna diva Jane Di Castro.
Segundo os organizadores, o evento reuniu 800 mil pessoas na orla da Princesinha.
Se existe uma parada LGBT deslumbrante é a que acontece na orla da princesinha!
A caminhada segue pela Avenida Atlântica , pista da área de lazer, a partir do Posto 5 , em direção ao Posto 2 ( Praça do Lido ).
Parada Gay de Copacabana
No Brasil, uma primeira parada em junho de 1995, ao final da 17ª Conferência Internacional LGBT (ILGA), primeiro evento do gênero no país, atingindo cerca de três mil pessoas na Praia de Copacabana .
Na época foi convidado pelo movimento LGBT de Marcha pela Cidadania de Gays, Lésbicas e Travestis.
As paradas tornaram-se hoje as maiores manifestações de massa do país, na festa da cidadania e diversidade, focadas na luta por direitos de uma população estigmatizada.
Sengundo a Panrotas, anualmente, o Brasil sedia mais de 150 eventos de orgulho.
Organizado por Grupo Arco-Iris
Melhor escolher o Metrô, Estação Cantagalo.
Conheça as estações de Copacabana, Ipanema e Leblon:
28ª Parada do orgulho LGBTI+
Lema
“O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar”
Em 19 de novembro de 2023, após uma forte onde de calor, o desfile começou por volta de 14h, com oito trios elétricos, apresentação da cantora Lexa, Valéria Barcellos e mais de 50 artistas e DJ´s.
A Parada mais antiga do País coloriu mais uma vez a orla de Copacabana, em um domingo que o calor e a chuva deram uma trégua, celebrando a diversidade e protestando contra os retrocessos.
Em 2023, a cantora mulher trans negra, Valéria Barcellos, precursora do movimento MPBTRANS. interpretou o Hino Nacional.
O Hino Nacional foi interpretado durante muitos anos, abrindo a Parada LGBTI+, pela artista Jane Di Castro, que veio a falecer em 2020.
Um dos trios elétricos defendeu os direitos de negros, indígenas e religiões minoritárias e ninguem foi esquecido.
27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022
tema Coragem para ser Feliz
O evento aconteceu em 27 de novembro de 2022, após dois anos, em um dia quente, que teve sol, nuvens e até uma chuvinha, iniciou às 11h, com a abertura do bandeirão do movimento no asfalto, com 124 metros.
Uma comissão escolheu 19 artistas, entre Drag, King e performáticos, para participarem da 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022, lista dos selecionados:
24ª Parada do Orgulho LGBTI+
A 24ª Parada do Orgulho LGBTI+ aconteceu em 22 de setembro de 2019, dessa vez marcada para 11h, Posto 5, com o tema Pela Democracia Liberdade e Direitos. Ontem, hoje e sempre.
Mais uma vez o bandeirão de 120 metros com as cores do arco-íris coloriu a Praia de Copacabana.
Em 2019 a parada começou às 14h, com nove trios elétricos e 27 alas, separadas por temas como "beijo livre" e "censura nunca mais". Reuniu esse ano, segundo os organizadores, 500 mil pessoas, na Praia de Copacabana, em um domingo chuvoso.
A 23ª Parada do Orgulho LGBTI aconteceu em 30 de setembro de 2018 veio com o tema “Vote em ideias e não em pessoas”!
E organizadores anunciam a participação dos artistas:
LORENA SIMPSON FUNTASTIC GABILY CLAU ANANDA DONAS LARY
LUISA SONZA LEXA WANESSA CAMARGO DONAS MC NEM ARMÁRIO DE SAIA e ainda MULHERES RODADAS!
A 22ª Parada do Orgulho LGBTI - lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexuais, de Copacabana, foi em um dia quente, nublado com uma chuva fina que ia e voltava, reuniu 800 mil pessoas, 200 mil a mais do que em 2016.
Com Jane Di Castro interpretando o Hino Nacional e participação de Preta Gil, de Pabllo Vittar, de Lorena Simpson, de Daniela Mercury e da Bateria da Mangueira.
PARADA DO ORGULHO LGBT RIO CHEGOU AOS 21 ANOS, EM 2016, LUTANDO PELOS DIREITOS E CIDADANIA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS
Com o tema “A minha identidade de gênero”, a 21ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2016, atraiu 600 mil pessoas a orla de Copacabana, em 11 de dezembro de 2016. Foram 6 carros .de som, participação da Ludimila e outros artistas.
Em 2015 o tema foi “Palavras Feridas, Violência Mata”, com show de vários artistas da cena gay de Lorna Washington e Magália garantiu uma presença do grupo de Mães pela diversidade, das pessoas transexuais Negras Muita alegria e cidadania!
Em 2015, segundo a PM cerca de 500 mil pessoas se reuniram na Praia de Copacabana, a mais famosa do mundo!