Rua Bulhões de Carvalho, Copacabana, Rio de Janeiro
A Rua de Bulhões Carvalho começa na Rua Francisco Otaviano e termina na Rua Sá Ferreira.
Tinha, no início, o nome de Rua da Divisa, em homenagem ao local do falecimento de Floriano Peixoto (Estação da Divisa, no Estado do Rio).
Tirando o China In Box, uma academia e um Supermercado Zona Sul e outros poucos estabelecimentos comerciais é uma rua quase que totalmente residencial. Existe uma saída da Estação de Metrô General Osório na esquina da Rua Bulhões Carvalho com a Rua Sá Ferreira na altura do número 642.
GeoLocalização:
Latitude, Longitude : (-22.9846657, -43.1934860)
CEP da Rua Bulhões Carvalho, Copacabana, Rio de Janeiro:
22081-000 Rua Bulhoes Carvalho
#Hashtag: #ruabulhoesdecarvalho #bulhoes #ruaquasequase
Restaurantes na Rua Bulhões Carvalho
Poucas opções na Rua mas existem bons restaurantes realizando entrega à domicílio bem pertinho!
Sindicato do Arpoador - Rua Joaquim Nabuco, 127 - telefone 25232000
China in Box - Rua Bulhões Carvalho, 542 - telefone 25219260
Quem foi o Bulhões de Carvalho que dá nome à Rua em Copacabana?
José Luis Saião Bulhões de Carvalho, médico brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro em 24 de fevereiro de 1866. Organizador da estatística demógrafo-sanitária e do recenseamento do Brasil, em 1920. Morreu em 1923.
Em 1907, sob o Governo de Afonso Pena, a Diretoria Geral de Estatística foi reformulada e sua direção entregue a José Luiz Saião de Bulhões Carvalho, considerado fundador da estatística geral brasileira.
“Estando à frente do referido órgão, Bulhões de Carvalho empreendeu inúmeras realizações, como por exemplo a publicação do primeiro Anuário Estatístico do Brasil (1908 - 1912); a primeira tentativa para a organização de mapas dos Estados com a divisão municipal (trabalho este que possibilitou a primeira medição sistemática da área dos municípios brasileiros); a organização do Censo de 1920; além do estímulo que deu para o desenvolvimento dos serviços estatísticos de vários Estados - Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. Documentária - NOTAS DE AULA Elaborada pela profa.: Lia Terezinha L. P. Moraes
“Deve-se também a Bulhões Carvalho a tentativa pioneira de cooperação entre os governos dos estados e União, com vistas à racionalização dos serviços estatísticos. [...] O mesmo decreto que reformulou a Diretoria criava ainda o Conselho Superior de Estatística como órgão central com função orientadora, abrindo aos demais órgãos da administração federal, estadual e municipal a função de executores dos serviços estatísticos, formando-se, assim, uma unidade na produção de estatísticas nacionais.
(c)(p) UFBA - Instituto de Matemática - Departamento de Estatística - Disciplina: MAT183 - Estatística