Rua Carvalho de Mendonça, Copacabana, Rio de Janeiro
A Rua Carvalho de Mendonça começa na Rua Duvivier e termina na Rua Rodolfo Dantas.
Na verdade a rua hoje é um calçadão que tem uma via onde é permitido transitar para carga e descargas rápidas onde o estacionamento é proibido. O Beco das Garrafas fica localizado ali.
Beco do Joga-a-chave-meu-amor
Em verdade, esse beco nem chega a ser beco, e sim uma pequena rua, a Carvalho de Mendonça, que liga as ruas Duvivier e Rodolfo Dantas. Ladeada por dois edifícios apenas, ambos com muitos e minúsculos apartamentos, autênticas cabeças-de-porco modernas.
Nos anos 50, tais apartamentos eram muito alugados por respeitáveis figuras para abrigarem seus encontros amorosos, ou alguma amante de plantão.
O apelido surgiu de uma história dessa época. Conta-se que numa noite, um rapaz bêbado, bem apessoado, esqueceu a chave da portaria e cometeu a temeridade de ir para o meio da rua e gritar para o alto:
- Joga a chave, meu amor.
A mulherada chegou à janela e jogou tantas chaves, que um molhe mais pesado lhe bateu na cabeça, nocauteando-o, forçando sua ida a um hospital para ganhar uns pontos. A notícia se espalhou, sendo que o compositor popular João Roberto Kelly compôs uma alegre marchinha carnavalesca que foi um grande sucesso no carnaval de 1965.
No Beco do Joga-a-chave-meu-amor os problemas foram muitos. Ali alguns bares tiveram pretensões a reviver a velha Lapa, abrigando mulheres de trottoir e traficantes de entorpecentes. Foram fechados pela polícia, reabertos por novos proprietários e, mais cedo ou mais tarde, tornados fora da lei.
Outros bares do mesmo local, permaneceram alheios a esses problemas, como acontecia com o Manhattan, de vida mais calma, ou o Kilt Club, o único bar da Zona Sul que exigia o uso de paletó, para os seus frequentadores. E, como é raro se andar por Copacabana de paletó, o porteiro se incumbia de arranjar algum para quem quisesse entrar. O bar era elegante, mas os fregueses, nem sempre. Ali nunca houve o caso de um freguês pagar a conta, botar a carteira no bolso do paletó e depois devolve-lo à saída, com a carteira dentro. Donde se conclui que os bêbados do Kilt Club não eram tão bêbados assim.
Latitude, Longitude : (-22.9657057, -43.17912580)
CEP da Rua Carvalho de Mendonça, Copacabana, Rio de Janeiro:
22020-050 Rua Carvalho de Mendonca
#Hashtag: #ruacarvalhodemendonca #carvalhodemendonca
Restaurantes na Rua Carvalho de Mendonça
Outrora centro cultural da zona sul, ainda hoje a região do Beco das Garrafas oferece várias opções em restaurantes. Na região da Carvalho de Mendonça destacamos:
Três Caravelas - Rua Duvivier, 50 - 25417997
Azumi - Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 - 25414294
Kitchen and Salads - Rua Duvivier, 37 - 25411747
Quick Galetos - Rua Duvivier, 28 loja A - 25412897
A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamentos de temporada na região da Rua Carvalho de Mendonça
Aqui estão algumas de sugestões de hote, hostel e apartamentos de temporada na região da Rua Carvalho de Mendonça, reserve seu hotel em Copacabana pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui.
Quem foi o Carvalho de Mendonça que dá nome à rua em Copacabana?
Manuel Inácio de Carvalho de Mendonça, advogado e jurista brasileiro, nasceu na cidade mineira de Santa Luzia do Rio das Velhas, Minas Gerais em 02 de dezembro de 1859.
Bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1881 seguiu para o Rio de Janeiro, onde conheceu e tornou-se amigo de Teixeira Mendes.
Positivista ferrenho, foi assíduo frequentador do Apostolado Positivista do Brasil.
Publicou, entre outras obras:
Esboço de filosofia positivista (1880)
Prontuário das leis federais (1890)
A intervenção e a doutrina de Monroe (1899)
O poder judiciário no Brasil (1890)
Morreu em 19 de setembro de 1917.