Rua Ronald de Carvalho, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Rua Ronald de Carvalho começa na Avenida Atlântica  e termina na Rua Barata Ribeiro. É a rua lateral da Praça do Lido.

Seu primeiro nome foi Rua Haritoff, em homenagem a Maurício Haritoff, nobre russo, embaixador, que se radicou em nosso pais. Todas as Quintas acontece a Feira Livre no Lido.

Rua Ronald de Carvalho esquina com Avenida Atlântica

Rua Ronald de Carvalho esquina com Avenida Atlântica

Depoimentos

Meu tio Aroldo pereira morava nela, e meu tio boêmio césar “quisiba” frequentava o bar do Antero, na Ronald com a Ministro, eu também cheguei a frequentar.

Aquele abraço.

PS. Ele (o Ronald) deve ter conhecido a minha tia Eneida de Moraes que era amiga do Álvaro Moreyra e trabalhava tbm no jornal.
— Carllos Eduardo Pereira

Latitude, Longitude : (-22.9652107, -43.1781008)

 CEP da Rua Ronald de Carvalho, Copacabana, Rio de Janeiro:

22021-020 Rua Ronald de Carvalho

#Hashtag:

#ruaronalddecarvalho

#ronalddecarvalho

Restaurantes na Rua Ronald de Carvalho

Selecionamos alguns restaurantes na Ronald de Carvalho e proximidades, apenas os melhores e mais perto, lembrando que esta é a região do Lido. 

  • Restaurante Lido - Rua Ronald de Carvalho, 21 - telefone 25419248

  • Churrascaria Carretão - Rua Ronald de Carvalho, 55 - telefone 25432666

  • Amir - Rua Ronald de Carvalho, 55 - telefone 22755596

  • Os Imortais - Rua Ronald de Carvalho, 147 - telefone 35638959

  • chicken boom - Rua Ronald de Carvalho, 154 - telefone 80011886

  • Bistrô Fogo Carioca - Rua Ronald de Carvalho, 154 - telefone 37988132

  • Le Petit Bistrô - Rua Ministro Viveiros de Castro, 109 - telefone 25419691

  • Belvedere Gastronomia - Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº162, Loja A - telefone 25430110

A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamento de aluguel por temporada na região da Rua Ronald de Carvalho

Na região da Rua Ronald de Carvalho selecionamos alguns hotéis, hostel e apartamentos de temporada para que você reserve em Copacabana pela localização ao lado ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui. 

Portão na Rua Ronald de Carvalho, 21 do Edifício Ribeiro Moreira

Portão na Rua Ronald de Carvalho, 21 do Edifício Ribeiro Moreira

Quem foi Ronald de Carvalho que deu nome a esta rua em Copacabana?

Ronald de Carvalho, poeta, ensaísta, jornalista, crítico e diplomata brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, RJ (1893-1935).

ronald.jpg

Formou-se pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais  com dezenove anos de idade e já havia começado sua carreira literária trabalhando para o Diário de Notícias.

Hall no estilo Art-Decó do edifício Petrônio, nº 55 da Rua Ronald de Carvalho, decorada com mármore vindo da Sibéria, contrução dos anos 30, com 13 andares, 44 apartamentos que variam de conjugado a 3 quartos.

Continuou seus estudos em Paris, cursando as faculdades de filosofia e sociologia, onde encontrou Tristão de Ataíde, Álvaro Moreyra, Felipe d’Oliveira e Rodrigo Otávio Filho.

Ao voltar para o Rio de Janeiro, ingressou no Itamarati, onde rapidamente fez carreira e desempenhou funções em diversos países da América e da Europa.

Viajou pelo México e Estados Unidos, serviu como primeiro-secretário de embaixada em Paris e ficou encarregado de negócios na Holanda. Retornou ao Brasil e foi promovido a ministro plenipotenciário.

Sua carreira literária começou em 1910, no Diário de Notícias, sob a direção de Rui Barbosa. A estréia como poeta se deu com a publicação de Luz Gloriosa (1913), obra que mereceu elogio de Fernando Pessoa. O segundo livro Poemas e sonetos (1919), ainda simbolista, é reflexo da poesia de, Mallarmé, Verhaeren, Samain e Rodenbach

Com Luís de Montalvor, fundou a revista "Orfeu", que adotava como nomes tutelares Camilo Pessanha, Verlaine e Malharmé, de um lado, e de outro, Walt Whitman, Marinetti e Picasso. Participou da Semana de Arte Moderna de 22, tendo declamado no palco do Teatro Municipal, além dos seus, versos de Manuel Bandeira e de Ribeiro Couto.

Foi escolhido, num concurso realizado pelo Diário de Notícias, em 1935, como o “príncipe dos prosadores brasileiros”, substituindo Coelho Neto. Deixou extensa obra com poesias, ensaios e literatura e diversas obras traduzidas para outras línguas. De sua fase modernista, as obras mais expressivas são Epigramas irônicos e sentimentais e Toda a América.  

Tendo a primeira uma influência de Omar Khayam e a segunda uma certa afinidade com a arte de Walt Whitman. Seu último livro de versos foi Jogos pueirs e a obra crítica que deixou no livro Espelho de Ariel é de grande importância.

Ronald de Carvalho morreu aos 42 anos em 1935, no Rio de Janeiro, em conseqüência de um desastre automobilístico, quando ocupava o cargo de chefe da casa civil da presidência da república.

Uma noite em Los Andes
Ronald de Carvalho

"Naquela noite de Los
Andes eu amei como nunca o Brasil.
De repente, 
Um cheiro de Bogari, um cheiro de varanda
carioca balançou no ar...
Vinha não sei de onde o murmúrio de um 
córrego tranqüilo, 
escorregando como um lagarto pela terra
molhada.
A sombra vestia uma frescura de folhas
úmidas.
Um vagalume grosso correu no mato.
Queimou-se no sereno.
Eu fiquei olhando uma porção de cousas
doces maternais...
Eu fiquei olhando, longo tempo o céu da
noite chilena as quatro estrelas de um 
cruzeiro pendurado fora do lugar..."

Portaria do Edifício Ophir na Rua Ronald de Carvalho

O Lido, é a região Art-Decó de Copacabana e na Rua Ronald de Carvalho encontramos vários edifícios remanescentes do estilo!

Pesquise e descubra mais!